Renovação de Reconhecimento Portaria nº 109 de 04/02/21 em 05/02/21
Projeto Pedagógico do Curso (PPC)
O Curso
O curso de Engenharia de Produção propicia uma abordagem apropriada às constantes mudanças provenientes do desenvolvimento tecnológico. O ambiente global de negócios tornou o controle dos custos e da qualidade dos produtos imprescindível. A contínua evolução dos sistemas de comunicação contribuiu para a rapidez na análise das informações e para um aumento na velocidade da inovação, tanto a dos processos como a dos produtos. Neste contexto, o curso de Engenharia de Produção estuda e analisa a interação de pessoas, materiais, equipamentos, métodos e processos, o que proporciona ao profissional possibilidade de atuação nos diversos níveis das empresas. O engenheiro de produção deve apresentar uma visão integrada das áreas tecnológica, administrativa e financeira, trabalhando tanto no setor produtivo quanto no administrativo, supervisionando a gestão da produção e participando de forma ativa na gestão econômico-financeira e na tomada de decisões estratégicas.
Assim, o profissional formado pela Instituição tem os conhecimentos básicos de Engenharia e uma formação específica que o capacita a otimizar a produção, racionalizar métodos, processos e sistemas, com o intuito de melhoria da produtividade, por meio das disciplinas de gestão financeira e das que dizem respeito à dinâmica dos mercados e ao surgimento de novos produtos e processos, além das disciplinas que permitem domínio dos métodos quantitativos (matemática, estatística etc).
Num mundo caracterizado pelo risco e pela incerteza crescentes, a atuação do Engenheiro de Produção é útil sempre que houver necessidade de planejamento, coordenação e controle, visando à qualidade e à racionalização na produção.
As Atividades Principais
Efetuar a programação e controle da produção por meio do acompanhamento e supervisão das operações de materiais e equipamentos;
Projetar novos processos e planejar a instalação de fábricas;
Gerenciar e aprimorar métodos de fabricação e as relações humanas no trabalho;
Administrar os recursos disponíveis na busca da produtividade e da qualidade nos processos industriais;
Planejar e reduzir a ociosidade das máquinas na empresa, minimizando os custos;
Auxiliar na seleção e treinamento do pessoal técnico;
Calcular custos de produção, previsão de venda e determinar o melhor meio de aplicar o capital da empresa.
O Mercado de Trabalho
O Engenheiro de Produção é capacitado a atuar em indústrias de um modo geral (mecânicas, elétricas, eletrônicas, químicas, farmacêuticas etc.); em empresas de prestação de serviços (bancos, seguradoras, hospitais e outras); em empresas nacionais ou multinacionais, públicas ou privadas. O Engenheiro de Produção está apto a desenvolver o aprimoramento dos processos produtivos, a buscar ganhos contínuos de produtividade, a organizar e analisar as informações com base em métodos numéricos e estatísticos, tudo associado ao desenvolvimento sustentável. De um modo geral, o campo de trabalho é amplo, tendo em vista que a globalização da economia implica maior demanda desse profissional, com a finalidade de reduzir custos e aumentar a produtividade, melhorando a qualidade e a competitividade dos produtos.
As Práticas
Laboratórios de Física, Química, Mecânica dos Fluidos, Eletrotécnica.
Laboratórios de Informática com Internet disponibilizando variados softwares nas plataformas Windows, Linux e outros (Multisim, Matlab, AutoCAD, Solid Edge, Office Professional, Turbo Pascal, Turbo C++, Delphi etc.)
Visitas Técnicas
Semana de Palestras e Atividades Específicas
Projetos que Integram o Desenvolvimento de um Produto e sua Respectiva Unidade Produtiva
Monitoria
Bibliotecas Integradas, Atividades Multiensino
Banco de Estudos Digitalizado
Acordo de Cooperação de Estágios com Empresas e Órgãos Públicos
Estágio Supervisionado e Projeto Integrado de Conclusão de Curso